Paz

Tempo de paz. Tempo de sentir algo que excede qualquer entendimento. Só conhece a paz quem já passou por muita tempestade. Mas onde podemos encontrá-la se estamos vivendo dias difíceis, e o noticiário só nos diz que vamos passar por mais dificuldades?

Estou de férias no momento. Minha faculdade volta em alguns dias, e toda a correria com trabalhos, e datas, e provas, e toda a preocupação vai voltar, assim de uma hora pra outra. A paz que estou sentindo nesse momento é bem grande, estou em casa, estou feliz, faço o que gosto, assisto minhas séries preferidas, durmo até tarde, revejo amigos. Mas quando as aulas voltarem, essa paz vai ficar pequena, e vou esperar novamente por férias. É uma paz realmente passageira.
Porém, quero dizer que existe a verdadeira paz, que não tem explicação, ela simplesmente vem e toma o nosso coração. É a paz em que confiamos de todo o nosso coração que tudo ficará bem em qualquer circunstância.
Quando adolescente, tudo é tão terrível, parece que o problema daquela espinha que apareceu bem no dia do seu aniversário nunca vai acabar, vai durar a eternidade para as pessoas esquecerem o quanto você estava ridículo, tudo é muito intenso. Quando jovem a incerteza de como escolher sua carreira, como formar uma família, ser bem sucedidos suas escolhas, toma o seu tempo e para que tudo saia perfeito como sonhou. Quando adulto tem o dever de suprir necessidade dos filhos, estar atento ao legado que vai deixar.
A vida sempre vai deixar preocupações que podem nos atormentar e tirar nossa paz, momentaneamente ou a longo prazo. Mas exite alguém que oferece uma paz que não é passageira, que vai além do que imaginamos, e quando provamos não queremos perdê-la.

A paz que buscamos só pode ser encontrada em Jesus. Em João 14.27 diz: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.”. Graças a Jesus podemos ter paz mesmo em um mundo cheio de guerra. Ele veio para trazer paz. Jesus oferece paz ao coração que está inquieto e temeroso, oferece paz quando precisamos tomar decisões. Essa paz não é como a que o mundo dá, em que a certeza está no incerto e tudo aquilo que conquistamos de uma hora para outra vira um turbilhão de problemas. Jesus oferece paz com a certeza que podemos confiar que Ele está conosco, que está cuidando de tudo, e que Ele sabe o que é melhor para nós. Isso não significa que não teremos mais ventos e tempestades tentando nos abalar, significa que teremos paz se tivermos fé em Cristo Jesus. Teremos paz até o dia em que viveremos na eternidade pois Ele suprirá cada necessidade material, sentimental e espiritual.

A paz é um fruto do espírito. “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5.22-23).  Devemos exercitar os frutos do Espírito em nossa vida, e isso é bem provado no nosso cotidiano. Quantas vezes não precisamos exercitar o amor, paciência, fidelidade com o nosso próximo. A paz também pode ser exercitada. Nós podemos ser agentes da paz. Em um mundo onde tudo é concorrido, apostado, discutido, onde o “eu” vem à frente de tudo e de todos, ter paz para oferecer é realmente demonstrar que Jesus transformou a sua vida. Se você é um agente de paz, as pessoas ao seu redor vão notar que você sempre estará disposto a fazer o que é certo, a não prosseguir com uma briga, a respeitar seus superiores, a ter uma palavra de calma e ânimo quando as coisas não vão bem.

Essa paz excede qualquer entendimento. Filipenses 4.6-7 “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.”. E quando tudo parecer não ter solução, quando seu coração encher de ansiedade apresente seus pedidos a Deus, clame em oração por uma solução. Ele se importa com você, Ele sabe o que se passa no seu coração e mesmo assim quer ter um tempo em ouvir o que te aflige. Ele nos ama e quer a nossa confiança. Ore, fale tudo o que seu coração deseja, e dessa forma você poderá experimentar essa paz que só sentimos quando entregamos a nossa vida para Deus cuidar.

Neste mundo cheio de aflições e incertezas ainda podemos ter paz. É tempo de paz!

Carol Zeeberg

Anúncios

4 comentários sobre “Paz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s